quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ainda sobre Validade

Reflectindo sobre validade...

Começo por reforçar a ideia de que fiabilidade e validade de uma medida não são a mesma coisa mas mantêm uma relação estranha, uma vez que uma medida pode ter boa fiabilidade e ter pouca validade mas, sem fiabilidade adequada, a medida não pode ter validade adequada. Em termos lógicos, podemos afirmar:
A existência de fiabilidade adequada é necessária, mas não suficiente, para garantir a validade adequada. Continuando a falar de variáveis latentes e sabendo que uma medida tem validade se for uma medida da variável que o investigador pretende medir temos ainda de ter consciência que existem vários tipos de validade, nomeadamente:

- Validade de conteúdo
O questionário tem validade de conteúdo adequada, quando os itens formam uma amostra representativa de todos os itens disponíveis para medir os aspectos das componentes.
A avaliação da validade de conteúdo envolve quatro passos:
1- Utilizar a literatura para escrever uma lista de todas as componentes da variável latente;
2- Para cada umas das componentes, escrever uma lista de todos os aspectos. (Muitas vezes a literatura também ajuda na especificação dos aspectos relevantes);
3- Para cada um dos aspectos, escrever todos os itens relevantes para medir o aspecto. (quando a variável latente é uma atitude, escrever itens positivos e itens negativos);
4- Comparar os itens do questionário com a lista dos itens escritos no passo anterior.


- Validade teórica
A avaliação teórica pode ainda ser convergente, se concordar bem com outras medidas da mesma variável, discriminante, se não estiver correlacionada significativamente com medidas de outras variáveis ou factorial se existirem um conjunto de factores que teoricamente representam o que têm em comum as variáveis.

- Validade prática
A validade prática pode ainda ser preditiva, configurando-se na validade que essa medida tem para predizer valores em outra variável ou simultânea quando os valores da variável a predizer são recolhidos ao mesmo tempo que os valores do teste.


Fonte : Hill, M.M.; Hill, A. (2002): Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

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