domingo, 29 de junho de 2008

As minhas reflexões


Reflectindo "com os meus botões" ...

Investigação Educacional ... claramente foi esta a disciplina que à partida me levantou uma maior apreensão, dado que desde o primeiro momento tive consciência da “ pequenez”do meu conhecimento. É pois, agora, com manifesto agrado que face à metodologia de trabalho adoptada posso afirmar que "agarrei mais este desafio com as duas mãos".

Inicio esta minha curta viagem pelo trabalho desenvolvido em grupo. A metodologia assumida revelou-se promotora de vivências interactivas (fórum assíncrono), onde a apropriação do conhecimento emergiu como causa maior.
Assim e ao longo de algumas semanas, primeiro em grupo restrito e depois alargado, apresentámos, questionámos, interagimos, deduzimos, explicitámos, inferimos, reflectimos e avaliámos. No “meu” grupo (equipa azul) formado pelo Mário, que assumiu o papel de coordenador desde o primeiro momento, a Júlia, o Paulo, a Célia e por mim própria, creio que conseguimos aliar a aprendizagem, a formas de conduta que primaram pelo sentido de responsabilidade, pelo respeito mútuo e pelo empenho com que desenvolvemos as tarefas que nos foram sendo propostas. O espírito de entre - ajuda e compreensão foi notório em todos os momentos.
A avaliação que faço deste percurso é sem dúvida muito positiva. Num primeiro momento, planeámos uma investigação; num segundo momento trabalhámos a utilização do questionário no processo de investigação e num terceiro momento procedemos à exploração e aprofundamento de conhecimentos sobre a "Entrevista”;
O trabalho desenvolvido em grande grupo também se concretizou, embora aqui e ali tivessem acontecido alguns percalços.
Em termos de tarefas individuais assumo dificuldades no âmbito das técnicas quantitativas de análise de dados. Embora tivesse lido com muita atenção tudo o que foi escrito acerca deste assunto, estou consciente que necessito ainda aprofundar a questão.

Visitando agora as Intervenções nos Fóruns , é de relevar a participação de todos. Neste espaço trocaram -se ideias, colocaram -se questões e clarificaram -se conceitos. Reconheço que por vezes não me foi possível intervir tanto como gostaria , muito por culpa da “corrida contra o tempo” em que me encontro e não por outro motivo qualquer. Considero ainda que a discussão em redor do tema investigação – acção foi bastante pertinente, uma vez que se levantaram questões que em tudo tem a ver com o nosso percurso enquanto professores e a multiplicidade de papéis que nos exigem desempenhar. Assim será que haverá espaço/disponibilidade para se ser professor - investigador?
Outro assunto importante e por nós discutido foi o papel da ética na Investigação.

Continuando "esta viagem supersónica" sou de opinião que a bibliografia cedida e complementada pela que consegui encontrar deram uma resposta ajustada ao que se pretendia estudar/trabalhar.

Termino a viagem neste "apeadeiro" onde me encontro : Webfólio Investi@prende
Fi-lo com um misto de prazer e receio, ou seja prazer pela descoberta mas também com um pouco de receio, o receio de errar e de esse erro poder ser visualizado por todos, mas há um ditado que diz" Errar é humano" e eu sou humana e assim com ele... me aventurei e acreditei.
Partilho ainda convosco que foi com uma motivação especial que lhe dei forma, embora desconhecesse por completo o seu funcionamento . Foi uma " aventura"!
Considero - o uma experiência gratificante e enriquecedora que certamente não terminará aqui... Até breve!

Nenhum comentário: