segunda-feira, 19 de maio de 2008

Projecto SER MAIS (Investigação-acção)

Reflectindo sobre ...
Educação Para a Sexualidade Online

Arménio Martins Fernandes, justifica claramente a necessidade da investigação ao referir que:
  • As questões relacionadas com a educação para a sexualidade e para a saúde são hoje preocupações presentes na sociedade portuguesa e nas políticas educativas e de saúde;
  • Portugal ao contrário de países como Espanha, Bélgica, Itália ou Suiça com 10 casos de gravidez por cada mil adolescentes apresenta actualmente, 22 casos de gravidez na adolescência em cada mil jovens entre os 10 e os 19 anos;
  • Enquanto que no resto da Europa a incidência de doenças sexualmente transmissíveis diminuiu, em Portugal continua a subir;
  • Vários estudos, no nosso país e no estrangeiro, têm vindo a provar que os adolescentes iniciam a sua vida sexual activa cada vez mais cedo.

O autor explicita os objectivos da sua investigação e as mudanças que pretende atingir ao mencionar que:

  • A abordagem da Educação para a Sexualidade na escola não deve apenas transmitir conhecimentos sobre os riscos associados à sexualidade, mas incutir nos adolescentes e jovens uma atitude preventiva e cita (Américo Baptista, DD, 2006) “O conhecimento é fundamental, mas não chega”;
  • Julga ser necessário aliar as novas tecnologias a este esforço de sensibilização, (in) formação e educação dos alunos colocando a tónica no ensino à distância;
  • É adepto de uma formação a distância no sistema blearning (blended learning), isto é, mista: presencial e online; Assume a necessidade das sessões presenciais atendendo à faixa etária a que o projecto se dirige de forma a permitir que o aluno se relacione com o professor à semelhança do ensino na sala de aula;
  • Pretende com esta experiência de Educação para a Sexualidade à distância, que os constrangimentos que se colocam aos alunos, sejam minimizados, pelo facto das abordagens das temáticas relacionadas com a sexualidade humana serem mais naturais e sem preconceitos, condições nem sempre conseguidas dentro da sala de aula;
  • Tem consciência que este Projecto permite uma mudança na forma de abordar a Educação para a Sexualidade e que mudar implica alterar, além das infra-estruturas tecnológicas as estruturas mentais .


Na intervenção que realizou e do ponto de vista metodológico, o autor apresenta os seguintes passos:

  • Analisou as narrativas dos alunos nos fóruns;
  • Identificou problemáticas relacionadas com o tema;
  • Organizou cinco sessões que englobaram cinco temas: Sexualidade, Relações interpessoais, Namoro, Comunicação e relação e Gravidez na adolescência e DSTs;
  • No final de cada sessão foi criado um fórum onde os participantes deixavam os seus comentários e/ou sugestões.

Fonte: Projecto SER MAIS - Educação Para a Sexualidade Online, de Arménio Martins Fernandes

Nenhum comentário: