domingo, 20 de abril de 2008

A Ética na Investigação


Falando de Ética ...
A realização de qualquer investigação, exige por parte do investigador o cumprimento de princípios éticos. Estes obrigam-no a informar, a respeitar e a garantir os direitos daqueles que participam voluntariamente no seu trabalho.
Deverá também primar pela honestidade, por estabelecer acordos de forma a serem explicitadas as responsabilidades quer do investigador, quer de quem colabora antes de iniciar a investigação, aceitar a decisão do voluntário/participante se este decidir desistir a meio do percurso e protegê-lo de quaisquer danos físicos, morais ou profissionais.
Deve também garantir a confidencialidade vs anonimato da informação obtida e solicitar autorização das instituições a quem pertencem os participantes no estudo.
Para além destes princípios, constituem regras fundamentais de toda a investigação científica, a fidelidade aos dados recolhidos e aos resultados a que se chega, de forma a não se configurar o enviesamento das conclusões tratadas.
Qualquer investigador deve ter a maturidade emocional e a integridade moral suficientes para saber gerir a situação de ambivalência sociológica que o confronta com o dilema da dupla fidelidade, à comunidade académica que lhe pede resultados cientificamente interessantes e à população - alvo que em si confiou um património de informações de acesso reservado.
Refiro-me na citação acima, a problemas deontológicos levantados pelo uso das técnicas da observação.

CARMO,H e FERREIRA, M. M.(1998) Metodologia da Investigação guia para a auto - aprendizagem, Lisboa, Ed. Universidade Aberta

2 comentários:

Claudia Maeiro disse...

Obrigada.

Sou aluna de Ciencias da Comunicação, e no dia 22 terei um exame de "Metodologia de investigação e quantificação da informação", e este topico estava a gerar-me algumas duvidas, pois não sabia como aborda-lo.
O seu texto clarificou-me muito.

Alice Frade disse...

Boa noite Cláudia!
Obrigada pela "visita". Desejo-lhe muita sorte.
Votos de uma boa noite.
Saudações cordiais
Alice Frade